segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

LUTAS, FRACASSOS E VITÓRIAS - MEMÓRIA

José Matos vieira, pode até não ser um grande escritor, mas é um bom contador de histórias. Não há nada mais agradável que a gente estirar o corpo numa rede pra escutar uma boa história.
Nascido no dia 02 de março de l922, num lugar chamado São Joaquim, margem do riacho Pucumã, no município de Caxias, estado do Maranhão. Aos dois anos de idade perdeu sua mãe, dona Maria Lopes, com oito anos era aprendiz da tipografia de seu tio Antônio, onde era editado o jornal "A Escola", com 15 anos perdeu seu Pai.
Daí por diante Vieira aventurou-se pelos virgens Castanhais do Pará, onde a vivência com os indios e com as onças era obrigatória. No verão, quando os rios retornavam a seu leito, ele era contaminado éla febre dos garimpos. De picareta na mão, andou cavando ouro e diamante nos rios Araguaia e Tocantins.
Nesse revezamento Vieira acabou encontrando o ouro de sua vida; dona Vicência, que lhe resgatou a base familiar e lhe deu de presente dez filhos.
A abertura da estrada Belém-Brasília deu um impulso tão forte no crescimento de Imperatriz que toda a região foi abalada. Atraído por aquele movimento, Vieira aqui aportou vindo de Marabá-PA, no dia 26 de abril de 1966.Instalou a primeira tipografia e impressionado com o crescimento e a presença de tanta gente vinda das mais diferentes regiões, no dia 03 de Maio de 1970, ele faz circular pelas ruas de Imperatriz nosso primeiro Jornal "O PROGRESSO". Era portanto o retorno de nosso aventureiro a seu primeiro ofício. Um livro agradável de ser lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário