sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

EXPEDIÇÕES PELOS RIOS TOCANTINS E ARAGUAIA

        Este livro é o relato de seis expedições feitas pelo jornalista e escritor Domingos Cézar pelas águas dos rios Tocantins e Araguaia. Cinco delas acompanhado do estudante de Ciências Biológicas, Eraldo Júnior.
        De Itupiranga a Carolina foram registradas as agressões sofridas pelos rios: desmatamento, assoreamento, entre outras mazelas.
        Tangido pelas lembranças de quando pescava com seu pai Cametá, o escritor idealiza um cordel denominado "Alerta, rio Tocantins", que é a voz do rio que não tem voz a pedir socorro. Consciente que este trabalho deveria chegar às mãos daqueles que moram nas ribançeiras, portanto,os guardiões das margens dos rios, foi então idealizada estas expedições.
        Em todos os portos Domingos procurou contato com lavradores, presidentes de Colônias de Pescadores e até mesmo com Prefeitos de cidades ribeirinhas; doava o cordel e falava da destruição sofrida pelo nossos rios. Apesar da realidade; grande quantidade de espécies de peixes já extintas, ex; o dourado, o mandi-lira, o jaraqui, o fidalgo entre outros, fora a destruição dos berçários; lagos que foram totalmente assoreados, a grande maioria da comunidade parece alheia aos fatos.
         Os grandes projetos com promessas de empregos inibe qualquer possibilidade de discussão. A propaganda de progresso invade os meios de comunicação deixando cada vez mais muda as vozes daqueles que defendem nossos rios. Povoados que no passado tiveram grandes produções agrícolas, são hoje totalmente abandonados por falta de energia rural.
         Na sexta e última expedição nossos navegantes resolveram adentrar o majestoso rio Araguaia, indo até a cidade de Araguatins, constatando que este rio se encontra bem mais preservado que o nosso Tocantins. Essas vozes precisam de ressonância.
         Quem desejar embarcar nessa viagem basta visitar a loja virtual da editora: www.eticaeditora.com.br e boa viagem!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário