quinta-feira, 14 de abril de 2011

O SONHO DOS JUSTOS

           São quarenta textos de excelente qualidade, neles Francimar desnuda esse universo político mentiroso que estamos nos acostumando. Nele a política tem um cuidado muito especial com a estética, maquiando a realidade com seus discursos de honestidade, mas quando alguém tem a coragem de lhe tirar a máscara, o que vimos é isso aí; O SONHO DOS JUSTOS.
           Ornamentado por bons textos que expressão a força de seu conteúdo, Domingos Cézar diz no prefácio; " Francimar é um homem politizado, ex-vereador do Municípío que mesmo sem mandato, continua como se fosse um atuante legislador, fiscalizando, cobrando, denunciando, como se estivesse da tribuna". Já o escritor Livaldo Fregona declara em uma das orelhas do livro; " Francimar é um profundo caminhante dos labirintos políticos, explana com clareza e coerência, as razões que dificultam, ou mesmo impedem, o desenvolvimento do País: a corrupção e a impunidade generalizadas.
           Na segunda orelha é a vez da professora Liratelma Cerqueira, declarar que " Francimar é um lutador pertinaz, que não desanima, não se imobiliza diante da indecência política, do autoritarismo, da dominação econômica e da ordem capitalista que inventou a miséria". A Apresentação do também professor e escritor Arnaldo Monteiro é categórica; " Escancaradamente, temos visto o dinheiro, oriundo dos impostos pagos pelos contribuintes, desviado como propina aos inescrupulosos representantes públicos. E como os bolsos dos paletós já não são mais suficientes para armazená-los, escondê-los, até os lugares fétidos, que estão por baixo das cuecas, ou das meias que vestem os pés contaminado pela sujeira mal-cheirosa, também passam a ser cofres".
           Como podemos verificar, ele simplesmente enfia um espeto na frágil pele que cobre nossas feridas, revelando cruelmente que nosso estado de conformismo não pode ser verdadeiro. Abrir as páginas deste livro é afastar um pouco a máscara daqueles que fingidamente nos enganam com seus discursos de honestidade.
           Francimar Gomes Moreira nasceu no dia 8 de abril de 1946, na zona rural do sertão nordestino, num lugarejo denominado Várzea Grande, no Município de Independência, Estado do Ceará, onde, até sair, aos 18 anos, para servir o Exército, trabalhou na lavoura de subsistência. Chegou em Imperatriz no dia 9 de setembro de 1973. Seu livro pode ser encontrado na loja virtual. http://www.eticaeditora.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário