quarta-feira, 23 de março de 2011

NENÉM BRAGANÇA

             Este disco contém dez músicas que Bragança costumava amedrontar os concorrentes nos palcos dos Festivais brasileiros. Ganhando ou perdendo ele sempre se apresentava como um forte candidato . Apesar dos ensaios corridos entre os participantes, sua apresentação era muito segura o que agradava em cheio os jurados. Em mais de cem Festivais, nas diferentes regiões deste País, Neném cantou e encantou o público presente, deixando sempre a cidade de Imperatriz muito bem representada. Seu acêrvo de troféus é prova disso.
             Com mais de trinta anos de estrada (em 1980 ele disputou seu primeiro Festival, quando integrava  o Grupo Trempe de Barro), daí por diante não parou. Uma vida rica de atividades artísticas e pobre de registro, chegando mesmo a afetar o patrimônio de nossa cidade. Ao longo destes tantos anos Bragança gravou apenas este disco, que na verdade é um apanhado de sua longa história, registrada em diferente estúdios, com concepções de vários músicos... A qualidade auditiva só não foi muito prejudicada graças a sua força interpretativa a qual produziu um certo alinhamento nas diferentes gravações. 
             Neste disco estão reunidos os compositores que Neném sempre gostou de intérpretar nos Festivais: Orley Massoli, Zeca Tocantins, Javier dy Mar-y-abá, além de Lourival Tavares, Batista Filho, Orlando Maranhão e Dudu Zam. As músicas Plenitude das Palavras e Sangrador recebem a assinatura do próprio Bragança.
             Com o pé na estrada e outro nos bares, de onde ele vem garantindo o sustento da família cantando nas noites. Esse artista se divide entre o gosto do público, ou seja, aquilo que se ouve nos rádios e, a necessidade de se mostrar autêntico, dígno de vencer com suas próprias músicas. Das duas maneiras que ele se mostra tem seu público cativo; os que adoram os hits musicais e os que anseiam por alguma novidade na música popular brasileira.
             No início da década de 90, Nénem gravou a música " Ave de Arribação", de autoria de Javier dy Mar-y-abá. Foi uma explosão de sucesso, atingindo todos os gostos, chegou mesmo a ser a música mais tocada na capital maranhense. Bragança recebeu por este feito o prêmio da Rádio Universidade FM de São Luís. A voz deste artista é sem dúvida um patrimônio imperatrizense e brasileiro. Que venha novos registros.
Contato - (99) 3524-0834\ 9125-4226

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, como araguatinense ia ao FABIP e dava gosto de ver a interpretação do Neném, bem que este disco poderia ser digitalizado e as músicas ficarem acessíveis ao seu grande público.
    http://jcassessoriamunicipal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Zeca,
    como faço para adquirir este CD do Nenem Bragança?

    ResponderExcluir