quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A FAMÍLIA - PARTIDA AO MEIO

       As implosões ocorridas nos núcleos familiares acabam desaguando  no palco das decisões da vara de família. As consequências desastrosas desse impacto são filhos desorientados e pais inimigos.
       Lourival de Jesus Serejo Sousa, foi juiz de família por mais de 15 anos, ele nos conta em seu livro as ocorrências mais frequentes e, o grande desafio do juiz de família em exercer sua função sem se envolver emocionalmente nos casos em julgamento.
       O prefácio é de Giselle Câmara Groeninga, psicanalista e Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Ela afirma: " Dr. Serejo assume, de forma corajosa, a responsabilidade em compartilhar a experiência, o que tem o condão de aliviar aqueles que, isolados em sua função, sentem resoar em si o sofrimento dos juridicionados".
        Para Serejo, a família sempre esteve ligado à idéia patrimonial. Os casamentos eram feitos com preocupação de assegurar o patrimônio e a sucessão das grandes fortunas. Mas os avanços sociais repercutiram na construção das famílias modernas, promovendo uma pluralidade de tipos de famílias; patriarcal, de linhagem extensa, conjugal, monógama, heterossexual, nuclear, monoparental, vivencial, unipessoal, contratual, alimentar, homossexual, além da famílias recompostas.
        Diante dessa multiplicidade de relações familiares, as varas passaram a exigir um leque mais amplo de profissionais; psicólogos, sociólogos para responderem, ou pelo menos minimizar os danos adquiridos em uma separação. 
        O autor escreveu vários livros; é desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão e membro da Academia Maranhense de Letras. Seus livros podem ser encontrados na loja virtual: www.eticaeditora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário